Projeto Aprender a Aprender
A personalidade, enquanto constructo de investização e de intervenção em contextos aplicados, define a modo como pensamos, os nossos valores, as nossas características mais distintivas e profundas do que somos (ou o Self), a que se repercute na formação de atitudes, revelando-se nas interações estabelecidas: Constitui, por conseguinte, a constructo, mais revelador de quem somos Esta é a base de todo o projeto.
ENQUADRAMENTO
Configura-se fulcral compreender como o aluno se perceciona enquanto pessoa. Se conhecermos o que motiva o aluno, em contextos formais e informais, poderemos direcioná-lo rumo a um futuro auspicioso, maximizando o seu potencial. Um aluno conhecedor de si próprio e motivado será um aluno que aproveita as oportunidades do presente e catapultar-se-á rumo a um futuro prometedor. Este é o ponto de partida do projeto “Aprender a Aprender”.
OBJETIVOS
- Sensibilizar para a necessidade de autoconhecimento por parte dos alunos.
- Consciencializar para a importância desse autoconhecimento como fator central na escolha do rumo por um futuro promissor.
- Investigar como são as características de personalidade e os estilos de aprendizagem têm influência no desempenho escolar:
- Analisar qual o nível da Taxa de Esforço do aluno, analisando a proporção que o aluno atualmente utiliza e o que poderá, prejudicar ou beneficiar, em contexto escolar e familiar:
- Avaliar quais as tendências comportamentais mais salientes dos alunos e, consequentemente, diagnosticar áreas fortes e pontos de melhoria.
- Demonstrar que, ao tomarmos conhecimento sobre o que motiva o aluno, poderemos levá-lo ao encontro da sua realização pessoal no meio envolvente.
VANTAGENS
Vantagens para os alunos
Em cada escola realizamos uma feira de informação e apoio sobre “métodos e hábitos de estudo”, de acordo com o projeto, realizando para isso rastreios. ensaios, workshops e espaços colaborativos. Desta forma, os alunos podem
usufruir de relatórios individuais com a apresentação de conclusões.
recomendações, espaços de debate e sessões de esclarecimento sobre aquilo que mais lhes interessa.
Vantagens para a escola
Estas atividades são organizadas dentro da escola, ajudando assim o corpo letivo na orientação e suporte dos seus alunos. O nosso intuito não é substituir o trabalho de orientação realizado, mas sim ser uma atividade complementar inovadora e que facilita a organização destas iniciativas, tomando-as mais eficazes.
Facilitamos também a participação num workshop sobre “métodos e hábitos de estudo”
COMO ACONTECE?
As nossas feiras têm a duração de 2 dias ao longo dos quais se organizam várias atividades.
O projeto é coordenado juntamente com a escola (SPO, direção, coordenação de diretores de turma e professores) de forma a incluir toda a comunidade escolar nesta iniciativa.
FEIRA DA INFORMAÇÃO
1ª Etapa
SENSIBILIZAÇÃO
Rastreio
O rastreio engloba a aplicação dos inventários PEA e REIA. A aplicação será efetuada com o acompanhamento de uma equipa de técnicos especializados que irá transmitir as instruções aos participantes. A equipa técnica irá, adicionalmente, comprovar se os participantes entenderam corretamente as regras de aplicação. O grupo de trabalho, posteriormente, encarregarse-á do processo de aplicação e cotação dos inventários e correspondentes relatórios.
Apresentação do Workshop
Ao final da manhã e ao final da tarde será feita uma apresentação interativa de divulgação do workshop a realizar no dia seguinte.
2ª Etapa
ESCLARECIMENTO E DEBATE
Recolha dos Rastreio
No dia seguinte à aplicação, os rastreios serão recolhidos para posterior registo e analise.
Workshop “Métodos e hábitos de estudo”
Duração: 45 m
Oficina de trabalho onde os alunos poderão aprender não só a organizar o seu local de trabalho, como também a planear o tempo e a sessão de estudo.
Espaço Colaborativo
Ao longo do segundo dia de atividades, serão realizadas sessões de esclareci-mento, nas quais os jovens e seus encarregados de educação podem obter esclarecimento específico e individual sobre o projeto Aprender a Aprender.
3ª Etapa
ANÁLISE E ENTREGA DE RESULTADOS
– Entrega dos resultados globais do rastreio efetuado a escola, com apresentação das conclusões e recomendações
– Entrega dos relatórios individuais de cada aluno aos encarregados de educação com recomendações para uma estratégia a curto, médio e longo prazo.
– Dinamização de um workshop para a comunidade docente.