Países de Língua Portuguesa
PORTUGAL
Portugal além de ser a nação que deu origem a comunidade lusófona também é a sede da AILE. Com uma população de 11 milhões de habitantes o último inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística em 2011 aponta que 94,8% dos portugueses são alfabetizados o que garante a 41º posição no ranking que mede o índice de educação mundial. Em solo português temos parcerias com instituições públicas e privadas e apoiamos diversos projetos de significação social a nível nacional.
CABO VERDE
Cabo Verde viu-se confrontado com necessidades de mudança, adaptação e reconversão face aos rápidos acontecimentos que têm marcado o mundo atual nos mais diversos níveis, entre os quais, o da Educação enquanto um dos setores decisivos para o desenvolvimento de um país. Protocolos de cooperação com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a Universidade de Cabo Verde, fazem com que nossa atuação no arquipélago seja possível.
BRASIL
O Brasil é o país que possui o maior número de falantes da Língua Portuguesa. Dos 268 milhões de falantes, 75% são brasileiros. Composto por uma diversidade de recursos em vários setores, o Brasil é também o que possuí a maior dimensão territorial, contando por isso com muitos projetos para a promoção de boas iniciativas na área da educação. Neste país, a AILE tem protocolos de origem pública e privada, promovendo projetos que fomentem o desenvolvimento social, económico e académico.
MOÇAMBIQUE
Moçambique é um país com grandes avanços no que se refere a educação, porém um estudo realizado pela UNESCO, em 2012, estima que aproximadamente 1,2 milhões (23%), de crianças em idade do ensino primário e secundário, estão fora da escola. O estudo destaca os fatores relacionados com a pobreza e normas socioculturais, que impedem as crianças de terminar os estudos, tais como o casamento prematuro e a gravidez precoce, bem como a distância de casa até à escola, a falta de espaços escolares seguros, salas de aula superlotadas e a inexistência de um número adequado de professores de qualidade. O trabalho da AILE passa por apoiar projetos que conheçam a realidade local e agreguem valor aos seus habitantes, de maneira segura e satisfatória.
ANGOLA
A educação em Angola diz respeito ao conjunto de elementos formais que se somam para formar o sistema de ensino do país, que mescla estabelecimentos de ensino público, privado e comunitário/confessional. Dada a característica do país, de colonização e independência tardia, o sistema educacional angolano demorou sobremaneira para se desenvolver, pautando-se em ciclos de franca expansão, com períodos de grande dormência. Por este motivo, os incentivos a projetos ligados à educação, são de extrema importância para que Angola se desenvolva ainda mais.
GUINÉ-BISSAU
Localizada na Africa Ocidental, a Guiné-Bissau tem um histórico de instabilidade política desde a sua independência e nenhum presidente eleito conseguiu completar um mandato completo de cinco anos. Apesar de ter sido estabelecida como língua oficial durante o período colonial, apenas 27,1% da população fala português (primeira ou segunda língua). A grande maioria da população (90,4%) fala Kriol, uma língua crioula baseada no português, enquanto o restante dos habitantes falam uma variedade de línguas africanas nativas. A AILE, tem por objetivo estabelecer parcerias que ajudem a Guiné-Bisau a disseminar a língua portuguesa no seu território, promovendo uma maior estabilidade para a população estabelecer transações importantes entre países lusófonos.
GUINÉ EQUATORIAL
A Guiné Equatorial é o país mais rico de África per capita, entrando para a CPLP em 2014. O ensino do português não existe no país, com exceção de aulas particulares na embaixada do Brasil, em Malabo, capital do país. Tem sido feito um esforço pela Guiné Equatorial para promover a Língua Portuguesa. Ultimamente, iniciativas na televisão e rádio públicas, oferecem à população meia hora diária de notícias, com locução em português.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Composta por duas ilhas, a República Democrática de São Tomé e Príncipe possui 192 mil habitantes, sendo que 98% deles falam a Língua Portuguesa. Dotados de paisagens paradisíacas, os habitantes das ilhas utilizam um dialeto do Português, conhecido como “o português são-tomense”, que possui características únicas no vocabulário, tanto ao nível da pronúncia, como da gramática.
TIMOR-LESTE
Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto que do ponto de vista biológico, aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceânia e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental. Timor, foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português, até à descolonização do país. A língua mais falada em Timor-Leste era o Indonésio, no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o Tétum (mais falado na capital). O Tétum e o Português formam as duas línguas oficiais do país, enquanto o Indonésio e a Língua Inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste.