Deseja subscrever a nossa newsletter?

Recomende-nos a um colega

LOGIN | AINDA NÃO ESTÁ REGISTADO?


Recuperar password

O Projeto Escola Aberta, tem a finalidade de incentivar e fomentar a formação dos jovens, professores, auxiliares de educação e pais, utilizando técnicas, métodos e momentos de experimentação prática e reflexão conjunta, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. (Freire,1996)
Hoje, uma Escola Aberta é fundamental para a afirmação da escola como espaço e tempo educativo e formativo, que integra todos os seus agentes internos e o meio envolvente garantindo a participação de todos no Desenvolvimento da Educação.
Este é um processo gerador de mais-valias para a Escola.
O grande desafio é promover a abertura à mudança e à igualdade através da promoção e integração da diversidade no acesso à Educação.
É importante desenvolver com/e nas escolas da comunidade lusófona, projetos formativos que valorizem conhecimentos e capacidades desenvolvidas pelos jovens, professores, e outros agentes educativos.
O sucesso da Educação, depende cada vez mais, da existência de parcerias, e cooperação interinstitucional.

Potencializar a educação e o crescimento pessoal e profissional de toda a comunidade escolar, promovendo a abertura à mudança, igualdade, diversidade e empreendedorismo apostando no intercâmbio dos diversos atores educativos.

 Visão 

 Missão 

Promover a participação e a interação de todos os agentes educativos na divulgação do conhecimento e desenvolvimento de processos formativos numa perspetiva de aprendizagem contínua, atualizada e eficaz, contribuindo assim para o sucesso académico e social de todos.

OBJETIVOS

  • Motivar, mobilizar e educar.
  • Promover a mudança e potenciar a reflexão e transformação dos comportamentos no contexto educativo.
  • Fomentar, divulgar e partilhar novas metodologias e práticas.
  • Potenciar a comunicação entre pais e filhos e entre pais e a escola.
 

 PRINCÍPIOS  

Base humanista

Habilitar os jovens com sabedoria e valores para a construção de uma sociedade justa, centralizada na pessoa e na dignidade humana.

Coerência e flexibilidade

O acesso à aprendizagem e à participação dos alunos no seu processo de formação requer uma ação educativa coerente e flexível. É possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens visadas.

Saber

Desenvolver com os jovens uma cultura científica que permita compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo.

Adaptabilidade e Ousadia

Educar neste século exige uma visão de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências.

Aprendizagem

As aprendizagens são um processo educativo, promovendo intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como base a educação e a formação ao longo da vida.

Sustentabilidade

Incutir nos alunos a consciência da sustentabilidade, é um grande desafio no mundo contemporâneo, independentemente da continuidade histórica da civilização humana.

Inclusão

A escolaridade obrigatória é para todos. Todos os jovens têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.

Estabilidade

Educar para um perfil de competências alargadas requer tempo e persistência.

Fonte: “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de Julho. (DGE)

 ÁREAS DE CAPACIDADES  

As capacidades são combinações de conhecimentos e de atitudes. Pressupõem que o desenvolvimento na leitura, na escrita, na numeracia e na utilização das tecnologias de informação e comunicação, são alicerces importantes para aprender e continuar a aprender ao longo da vida.
As áreas de competências a serem trabalhadas no Projeto Escola Aberta são as seguintes:

  • Linguagens e Textos
  • Informação e Comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico e pensamento criativo
  • Relacionamento interpessoal
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Bem-estar, Saúde e Ambiente
  • Sensibilidade estética e artística
  • Saber científico, técnico e tecnológico
  • Consciência e domínio do corpo

Fonte: “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de Julho. (DGE)

Conhecimento

Capacidades

Atitudes

Competências

Inspirado no Esquema concetual de competências. Adaptado de "The Future of Education and Skills: OECD Education 2030 Framework", In: Global competency for an inclusive world, OECD, 2016.

 

TEMAS PARA ALUNOS

  • Eu e os Outros - Como vencer os desafios?
  • Métodos e Hábitos de Estudo
  • Preparação para os testes
  • Comportamentos de risco
  • Desigualdade Social
  • Igualdade de Género
  • Como Gerir o meu tempo – Gestão do tempo e stress
  • Bullying e Cyberbullying nas escolas

TEMAS PARA PROFESSORES

  • Promoção de Competências em contexto escolar
  • Gestão de Conflitos em contexto escolar
  • Disciplina Positiva
  • Diferenciação Pedagógica /Coadjuvância na sala de aula
  • Coaching Educacional
  • Trabalho Colaborativo na Escola
  • Bullying na Escola

TEMAS PARA ENC. DE EDUCAÇÃO e AUXILIARES DE EDUCAÇÃO

  • Regras e Disciplina
  • Brincar é Educar
  • Ajudar os Filhos a Estudar
  • Desmistificar a Adolescência
  • Estilos Educativos Parentais – Ser Pai hoje em dia
  • Bullying na Escola
  • Gestão de Conflitos
  • Nutrição e Distúrbios Alimentares

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO DO PROJETO