O Projeto Escola Aberta, tem a finalidade de incentivar e fomentar a formação dos jovens, professores, auxiliares de educação e pais, utilizando técnicas, métodos e momentos de experimentação prática e reflexão conjunta, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. (Freire,1996)
Hoje, uma Escola Aberta é fundamental para a afirmação da escola como espaço e tempo educativo e formativo, que integra todos os seus agentes internos e o meio envolvente garantindo a participação de todos no Desenvolvimento da Educação.
Este é um processo gerador de mais-valias para a Escola.
O grande desafio é promover a abertura à mudança e à igualdade através da promoção e integração da diversidade no acesso à Educação.
É importante desenvolver com/e nas escolas da comunidade lusófona, projetos formativos que valorizem conhecimentos e capacidades desenvolvidas pelos jovens, professores, e outros agentes educativos.
O sucesso da Educação, depende cada vez mais, da existência de parcerias, e cooperação interinstitucional.
Potencializar a educação e o crescimento pessoal e profissional de toda a comunidade escolar, promovendo a abertura à mudança, igualdade, diversidade e empreendedorismo apostando no intercâmbio dos diversos atores educativos.
Visão
Missão
Promover a participação e a interação de todos os agentes educativos na divulgação do conhecimento e desenvolvimento de processos formativos numa perspetiva de aprendizagem contínua, atualizada e eficaz, contribuindo assim para o sucesso académico e social de todos.
OBJETIVOS
- Motivar, mobilizar e educar.
- Promover a mudança e potenciar a reflexão e transformação dos comportamentos no contexto educativo.
- Fomentar, divulgar e partilhar novas metodologias e práticas.
- Potenciar a comunicação entre pais e filhos e entre pais e a escola.
PRINCÍPIOS
Base humanista
Habilitar os jovens com sabedoria e valores para a construção de uma sociedade justa, centralizada na pessoa e na dignidade humana.
Coerência e flexibilidade
O acesso à aprendizagem e à participação dos alunos no seu processo de formação requer uma ação educativa coerente e flexível. É possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens visadas.
Saber
Desenvolver com os jovens uma cultura científica que permita compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo.
Adaptabilidade e Ousadia
Educar neste século exige uma visão de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências.
Aprendizagem
As aprendizagens são um processo educativo, promovendo intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como base a educação e a formação ao longo da vida.
Sustentabilidade
Incutir nos alunos a consciência da sustentabilidade, é um grande desafio no mundo contemporâneo, independentemente da continuidade histórica da civilização humana.
Inclusão
A escolaridade obrigatória é para todos. Todos os jovens têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.
Estabilidade
Educar para um perfil de competências alargadas requer tempo e persistência.
Fonte: “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de Julho. (DGE)
ÁREAS DE CAPACIDADES
As capacidades são combinações de conhecimentos e de atitudes. Pressupõem que o desenvolvimento na leitura, na escrita, na numeracia e na utilização das tecnologias de informação e comunicação, são alicerces importantes para aprender e continuar a aprender ao longo da vida.
As áreas de competências a serem trabalhadas no Projeto Escola Aberta são as seguintes:
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Bem-estar, Saúde e Ambiente
- Sensibilidade estética e artística
- Saber científico, técnico e tecnológico
- Consciência e domínio do corpo
Conhecimento
Capacidades
Atitudes
Competências
Inspirado no Esquema concetual de competências. Adaptado de “The Future of Education and Skills: OECD Education 2030 Framework”, In: Global competency for an inclusive world, OECD, 2016.
TEMAS PARA ALUNOS
- Eu e os Outros – Como vencer os desafios?
- Métodos e Hábitos de Estudo
- Preparação para os testes
- Comportamentos de risco
- Desigualdade Social
- Igualdade de Género
- Como Gerir o meu tempo – Gestão do tempo e stress
- Bullying e Cyberbullying nas escolas
TEMAS PARA PROFESSORES
- Promoção de Competências em contexto escolar
- Gestão de Conflitos em contexto escolar
- Disciplina Positiva
- Diferenciação Pedagógica /Coadjuvância na sala de aula
- Coaching Educacional
- Trabalho Colaborativo na Escola
- Bullying na Escola
TEMAS PARA ENC. DE EDUCAÇÃO e AUXILIARES DE EDUCAÇÃO
- Regras e Disciplina
- Brincar é Educar
- Ajudar os Filhos a Estudar
- Desmistificar a Adolescência
- Estilos Educativos Parentais – Ser Pai hoje em dia
- Bullying na Escola
- Gestão de Conflitos
- Nutrição e Distúrbios Alimentares